quinta-feira, 10 de setembro de 2009

-A criança adquire a linguagem na medida em que ela é estimulada.

-Nós não aprendemos por repetição, se fossemos aprender desse modo, nós nunca produziríamos outro tipo de frase sem ser a que nós ouvimos dos nossos pais e pessoas que convivemos, mas a que nós mesmos criamos.

-Segundo Chomsky, a criança adquire as palavras, através da formulação de hipótese, pois já nascemos pré-deteminados a desenvolver a linguagem.

-A língua não é somente um sistema suferfecial e sim, uma estrutura profunda.

Ex: A mulher muda a fita. (é uma estrutura superficial)

A mulher-> sintagma nominal, que é formado por um determinante e um nome.

muda a fita-> sintagma verbal, que se divide em duas partes, o verbo e o sintagma nominal, que se divide em, nome e determinante

Exemplo de estrutura profunda: A mulher muda a fita.

A mulher muda-> sintagma nominal que se divide em determinante, nome e adjetivo.

a fita-> é um sintagma verbal, que se divide em verbo e sintagma nominal.

- A língua não é uma tábula rasa, mas é inata

- Os falantes produzem sentemças que nunca variam.

-Na linguagem existem alguns "universalismos", todas as línguas possuem sujeito e predicado

-Postulado universal de Chomsty : fenômeno de recursividade -> somos capazes de produzir sentenças complexas a partir de sentenças simples.

-Os grupos sociais se organizam segundo as camadas que existem na língua

-Claude Levi-Strauss, estudou alguns grupos indígenas no Brasil observou que esses grupos se organizavam como as estruturas linguísticas.

Vídeo

->Existem comportamentos simbólicos entre os animais.

O sistema de comunicação das abelhas é um sistema de sinais.

As abelhas operárias ao chegarem na colméia, fazem uma espécie de "dança" para poder mostrar as outras abelhas, onde o néctar se encontra, sendo assim, as abelhas que presenciaram essa "dança" saem a procura do néctar; ou seja, uma abelha que não presenciou essa "dança" não poderá sair em busca do néctar, pois não saberá aonde o néctar se encontra, já o ser humano, pode transmitir ao outro, sua própria experiência.

Os animais não possuem linguagem como o homem, os animais possuem apenas sinais.

->Cada grupo social, possui uma maneira 'específica' de se comunicar. E dessa maneira, se um fala de modo diferente do outro, esse modo diferente é 'errado', e com isso, surgiu o estudo do "certo e do errado", de Matoso Câmara.