terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Funcionalismo.

-Postulado Funcioalista: a linguagem é instrumento de comunicação e interação social e devem ser descritas e explicadas a partir dessa mesma comunição.
-As línguas são concebidas como modo de intração.
-O sistema linguístico não é moldado, mas sim utilizado para poder ser moldado a partir da 'fala' da sociedade.

-O objeto da análise do funcionalismo, é a língua em uso.

Frases exemplos:
-Os sem-terra invadiram a fazenda.
[Análise, segundo a gramática normativa]:Os sem-terra-> sujeito simples.
invadiram a fazenda-> predicado verbal.
a fazenda-> objeto direto.

Língua = expressão do pensamento.

-Os sem-terra invadiram a fazenda.
[Análise, segundo a gramática descritiva]:Os sem-terra->sintagma nominal.
Os-> determinante.
invadiram->sintagma verbal.
a fazenda-> sintagma nominal.

Língua = sistema de signos.

-Os sem-terra invadiram a fazenda.
[Análise, segundo a gramática explicativa].
Sentenças Oracionais-> Sintagma nominal->determinante
-> nome


Sentanças Oracionais-> Sintagma verbal->sintagma nominal->nome
->determinante

->Sintagma verbal-> nome.

Ou seja, a frase ficará do seguinte modo: Os(determinante) sem-terra(nome) ivadiram(nome) a(determinante) fazenda(nome).

Língua = faculdade.

-Os sem-terra invadiram a fazenda.
[Análise, na visada interpretativa].

Língua = manifestação da ideologia.

-Os sem-terra, eles invadem a fazenda.
As sentenças se organizam em:
Tópico: Os sem-terra.
e em comentário: eles invadem a fazenda.

Língua = uso/interação.

As diferentes análises do discurso

-Sempre que interpretamos, a nossa interpretação, é a partir de uma ordem social e ideológica, e fazemos isso de forma inconsiente.
-Para a Análise do Discurso, a ideologia se concretiza no texto, em forma de discurso, é essa ideologia que constitui o sujeito.
-A linguagem está estreitamente ligada com os grupos que a produzem (e o ramo da linguistica que estuda esses grupos é a sociolinguistica).
-A língua é a mesma, em todos os conceitos em que ela aparece, a maneira de como a linguagem é empregada que se torna diferente.
-Com relação ao preconceito, ele não está na linguagem, em forma de estrutura, ele está sim, na linguagem em seu funcionamento.

-Formação Imaginária: imagem de um referente feito por um anunciado e um anunciatário.
-Formação discursiva: lugares ideológicos que determinam como o discurso será construído (aquilo que pode e deve ser dito a partir de uma posição de classe social).

Materialismo

Materialidade: conceitos de "fora para dentro", que define o que você é, e porque você é assim.

-Não é o discurso apenas que move a história; e sim, a luta de classes sociais, é o move a história.
-Cada cabeça é um mundo.

"A luta acontece dentro da língua" Backitin.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Gerativismo: conceitos fundamentais.

Modelo de análise linguistica.
'Linguagem e língua'.
-A linguagem é uma capacidade mental que todos os seres humanos possuem- e apenas eles - Ela é a mesma que cerca seis bilhões de indivíduos.
-A linguagem e a competência da fala são orgãos da mente.
-A capacidade da linguagem é inata: significa que não a aprendemos no curso de nossa experiência de vida,mas já nescemos com ela.
-O ser humano tem a capacidade de aprender a linguagem, as abelhas, por exemplo, se comunicam por instinto.

-Uma mesma palavra, empregada em contextos diversos, pode significar variadas coisas.

'Infinidade Discreta'.
-O conhecimento da linguagem é parte da nossa biologia.
-Se a linguagem fosse aprendida por repetição, só seríamos capazes de repetir o que ouvimos, e nunca conseguiríamos formular palavras novas.
-Somos capazes de produzir um número infinito de expressões gramaticais, a partir de um número finito de 'sons'.

'Comportamento e Cognitivismo'.
-O sujeito nasce com a capacidade de falar, não somos tábulas rasas.
-Pelo fato de os estímulos verbais que existem no ambiente exterior, serem pobres, vamos produzir estímulos verbais pobres também, porém, as crianças tendem a "inventar" algumas palavras, por isso possuem um vocabulário "rico".

'O problema de Platão e o problema de Orwell'.
-Problema de Platão: pobreza de estímulos, mas mesmo assim, conseguimos aprender muito.
-Problema de Orwell: a partir de tantas evidências, conseguimos selecionar apenas as evidências mais "chocantes".

-Para pensar em linguagem, o que conta mesmo é o Problema de Platão, porque, é a partir de poucos estímulos que aprendemos muito.

'Aquisição e Aprendizagem da Linguagem'.
-Nós já nascemos com princípios linguísticos universais.
-Todas as línguas possuem sugeito/predicado; consoantes/vogais; sistema numérico; recursividade (a partir de uma sentença simples, podemos criar uma sentença complexa).
-(Universal Linguistico): todas as línguas possuem uma capacidade de memória.

-Aquisição (que é diferente de aprendizagem) é o processo que ocorre, com a criança exposta a estímulos linguisticos.
-Aprender uma língua é algo natural, espontâneo.