quarta-feira, 31 de março de 2010

Questões sobre o texto "Retrospectivas e perspectivas da historiografia da linguistica no Brasil"

Questão 1: Levando em consideração aos parâmetros que permeiam os estudos da linguagem, percebemos que a Linguística não é um campo de estudo que tem seu objeto bem delimitado. Por isso, para retornar a historização da Linguística é necessário se valer da história geral de ciências e de outras disciplinas. Tendo isso em vista, pode-se afirmar que as reflexões sobre a linguagem começaram só a partir de Saussure?

Questão 2: Durante alguns séculos, a imprensa missionária colonial Americana acumulou informações sobre a língua espanhola e portuguesa, dentre elas, algumas afinidades e divergências, quais são elas?

Questão 3: Para Mattoso, a herança descritiva colonial-missionária poderia ser descoberta da retrospectiva histórica da Linguística no Brasil, admitindo que o tupi descrito pelos jesuítas era quase artificial. Com base em quais argumentos ele faz essa afirmação? E o que Mattoso quis dizer com: “o missionário linguísta foi catequético tanto quanto o missionário religioso”?

Questão 3.1: Quais as soluções encontradas por Anchieta e Figueiredo, os descritores do Tupinambá, para marcar a diferença das duas séries de clíticos?

Questão 3.2: Qual seria o lugar que a lingüística ocuparia enquanto ciência e o prestígio adquirido por ela hoje se os primeiros linguistas brasileiros tivessem seguido uma linha teórica de forma mais contínua e eficaz ao invés de buscarem as “teorias da moda” no exterior? A lingüística seria uma ciência mais consistente no Brasil ou continuaria inferior a linguística dos EUA e à européia se aqueles pesquisadores atendessem, no momento inicial, as necessidades lingüísticas e histórico-culturais que nosso país tinha?

Questão 4: A primeira tarefa a ser feita quando se objetiva a construção de uma Historiografia é o resgate das formas de conhecimento que já foram produzidas no Brasil, ainda que informalmente, tentando explicar as “formas de linguagem e seus significados”. A autora afirma que a partir dessa linha de pesquisa o Brasil pode ser linguísticamente redescoberto mas será que, após séculos de negação e exclusão do nacional, por uma submissão e observação de ciências, materiais e correntes de pensamento estrangeiro, conseguiríamos registros relevantes e originalmente brasileiros para tal redescoberta?
Diferentes concepções de história da Linguistica.

História Tradicional:
Nos tras a idéia que a história vem dos grandes eventos e esses eventos estão ligados a grandes personagens; tais como: descobrimento do Brasil, Pedro A. Cabral.
Os grandes eventos da Linguistica são: o modo científico de pensar a língua; o Curso de Linguistica Geral; e dois grandes autores, Mottoso Câmara e Eni P. Orlandi.


História das Mentalidades:
É tratada como uma história do sistema de crenças, de valores, de pensamento, trabalha com a idéia que o mundo se organiza a partir de determinados valores, que estão fortemente ligados aquilo que acontece na realidade.
Mentalidade de que o Novo, é melhor que o antigo.
Ela resgata as representações próprias de uma época ou grupo, em sua especificidade, sem recobri-las com categorias anacrônicas, nem medi-las pela aparelhagem mental do séclo XX.

História das Idéias:
Resgata sob as práticas visíveis ou nos discursos consientes, a gramática "oculta" que os justifica.
Defendendo assim, que a mentalidade não é só uma, e que não se pode existir apenas uma, mas sim, um conjunto de idéias.

Historiografia:
Tem como objetivo a própria escrita da história, como, e de que maneira ela foi escrita, referindo-se as suas metodologias e nos seu campo mais específico. Assim como os jesuitas tinham de descrever a língua para aprendê-la, e poderem catequizar os índios.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aula do dia 09/03/2010 (Linguistica no Brasil)

Antes de começar, teremos uma breve introdução: nesse terceiro semestre do curso de Linguistica, estudaremos Linguistica no Brasil, pois sabemos que a Linguistica não é propriamente brasileira, por isso não é Linguistica do Brasil, e sim no Brasil.

Alguns nomes importantes do desenvolvimento da linguistica no Brasil:
-Thomas Kuhn-> Uma ciência se constitui a partir do momento em que outra ciência coloca em dúvida seus conceitos.
-Antenor Nascente-> Tentou, pela primeira vez construir um mapa linguistico do Brasil, com todas variações existentes na nossa língua.
-Amadeu Amaral-> Construiu um mapa, com o dialeto caipira do interior de São Paulo.

-Crítica textual: trabalha com todo e qualquer documento escrito; podendo observar assim, a mudança na nossa língua no passar do tempo (a evolução da língua ao longo dos séculos.)

Hipóteses:
-O português brasileiro foi constituido a partir da língua dos imigrantes, escravos e índios.
-(ou) O português brasileiro foi constituído a partir do português de portugal.