domingo, 13 de dezembro de 2009

Gerativismo: conceitos fundamentais.

Modelo de análise linguistica.
'Linguagem e língua'.
-A linguagem é uma capacidade mental que todos os seres humanos possuem- e apenas eles - Ela é a mesma que cerca seis bilhões de indivíduos.
-A linguagem e a competência da fala são orgãos da mente.
-A capacidade da linguagem é inata: significa que não a aprendemos no curso de nossa experiência de vida,mas já nescemos com ela.
-O ser humano tem a capacidade de aprender a linguagem, as abelhas, por exemplo, se comunicam por instinto.

-Uma mesma palavra, empregada em contextos diversos, pode significar variadas coisas.

'Infinidade Discreta'.
-O conhecimento da linguagem é parte da nossa biologia.
-Se a linguagem fosse aprendida por repetição, só seríamos capazes de repetir o que ouvimos, e nunca conseguiríamos formular palavras novas.
-Somos capazes de produzir um número infinito de expressões gramaticais, a partir de um número finito de 'sons'.

'Comportamento e Cognitivismo'.
-O sujeito nasce com a capacidade de falar, não somos tábulas rasas.
-Pelo fato de os estímulos verbais que existem no ambiente exterior, serem pobres, vamos produzir estímulos verbais pobres também, porém, as crianças tendem a "inventar" algumas palavras, por isso possuem um vocabulário "rico".

'O problema de Platão e o problema de Orwell'.
-Problema de Platão: pobreza de estímulos, mas mesmo assim, conseguimos aprender muito.
-Problema de Orwell: a partir de tantas evidências, conseguimos selecionar apenas as evidências mais "chocantes".

-Para pensar em linguagem, o que conta mesmo é o Problema de Platão, porque, é a partir de poucos estímulos que aprendemos muito.

'Aquisição e Aprendizagem da Linguagem'.
-Nós já nascemos com princípios linguísticos universais.
-Todas as línguas possuem sugeito/predicado; consoantes/vogais; sistema numérico; recursividade (a partir de uma sentença simples, podemos criar uma sentença complexa).
-(Universal Linguistico): todas as línguas possuem uma capacidade de memória.

-Aquisição (que é diferente de aprendizagem) é o processo que ocorre, com a criança exposta a estímulos linguisticos.
-Aprender uma língua é algo natural, espontâneo.

Um comentário:

  1. Rosana,
    Parabéns pela iniciativa do blogue.
    Caí aqui por acaso! Li rapidamente a postagem e favoritei, pra ler o blogue com mais tranquilidade.
    Abraços!

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