quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dispersos, capítulo 7.

Questões sobre o capítulo 7, "Considerações sobre o gênero em português" do livro "Dispersos" de Mattoso Câmara

1-) Explique a seguinte afirmação de Mattoso Câmara Junior: “o gênero (...) não coincide necessariamente com a diretriz semântica do sexo, é perturbador e contraproducente tomar essa diretriz como ponto de partida para a descrição da categoria substantiva de gênero” p.149.
Resposta: Mattoso Câmara Junior afirma que o gênero não tem que coincidir necessariamente com a diretriz semântica do sexo, e que não podemos pegar como ponto de partida, essa descrição da categoria substantiva do gênero; diz isso porque a própria noção do sexo fica prejudicada ao ser apresentada desse modo. Ele também diz que é de grande importância semântica, mas se fragmentada, é expressada pela categoria gramatical do gênero. Ex: Homem-mulher/ macho-fêmea -> a cobra macho- a cobra fêmea.


2-)Para Mattoso Câmara Junior o que é o gênero feminino? Dê exemplos que fundamentem a sua resposta.
Resposta: O gênero feminino é um processo de particularização significativa (que está distante de se limitar à especificação das fêmeas no reino animal); é uma particularização mórfico-semântica do masculino, uma oposição privativa, em que uma forma marcada pela desinência de feminino só se afirma em face de uma forma não-marcada (de desinência zero) para o masculino. Ex: lobo- loba.


3-)Mattoso Câmara Junior asserva que “não é a flexão do substantivo, em princípio, a marca básica do seu gênero.” Explique e exemplifique essa afirmação do lingüista brasileiro.
Resposta: O lingüista afirma que “não é a flexão do substantivo, a marca básica de seu gênero”, pois todos os substantivos na língua portuguesa possuem em gênero determinado, dependentemente ou não do contexto. Ex: “o” livro, “o” poeta, “o” dente como gênero exclusivamente masculino e “a” tribo, “a” rosa, “a” ponte são gêneros exclusivamente femininos.


4-)No entendimento de Mattoso Câmara Junior, quais são os dois aspectos básicos para se levar em conta no tratamento morfológico do gênero?
Resposta: Os dois aspectos básicos para se levar em conta o tratamento morfológico do gênero são: em primeiro lugar a explicação do princípio da indicação do gênero: a flexão do artigo, acompanhada, ou não, de uma flexão no substantivo que o artigo determina. E o segundo aspecto: o processo morfológico da flexão, que consiste na junção da partícula (desinência) –a como mudança morfofonêmica, que é preciso depreender a tabular.


5-)Para Mattoso Câmara Junior, o que é importante na descrição gramatical do gênero?
Resposta: É a depreensão do seu princípio diretor, existente na flexão do artigo, e o mecanismo flexional por que se expressa a categoria de gênero em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário