domingo, 3 de maio de 2015

Utilidade pública: surdo-mudo?!

Eu não vou fazer desse um simples post, nem no Facebook e nem no blog!

Quero (tentar) explicar, de verdade, uma coisa que incomoda a mim, a todos os meus colegas de classe, professores e pessoas surdas!

Em partes o que eu estou fazendo é até utilidade pública! Haha

Pessoal lindo do meu coração, não existe surdo-mudo, ok?! =)

O que existe? A pessoa surda

Ela não é muda? Não! Ela fala! Não a língua oral, que a maioria das pessoas falam, mas elas falam a língua de sinais, aquela que a gente usa as mãos, sabe?

Ah sim, mas aquelas coisas que as pessoas surdas fazem com a mão é língua? Sim! É sim!

Por que as pessoas surdas não falam? Porque as cordas vocais dela não são treinadas para falar! Pois elas não têm memória fonológica que ajudam a pronunciar as palavras que elas (não) escutam (o que auxilia a pessoa que é ouvinte a falar!)

Entenderam?

Se tiverem alguma dúvida, ou se acham que eu escrevi algo errado, por favor, me avisem!

As pessoas surdas, os alunos de LIBRAS, os tradutores/intérpretes, e o mundo todo que sabe que não existe surdo-mudo, agradecem!


E lembrem-se: é SURDO ou SURDA! =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário